O QUE SERIA DE MIM SEM MINHAS AMIZADES...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SAUDADES DOS MEUS VELHOS COMPANHEIROS DE CAMINHADA!


GRENI


Sigla do Grupo de Religiosos e Religiosas Negros/as e Indígenas.
É um espaço dentro da Vida Religiosa cujo objetivo é possibilitar aos Religiosos/as afro descendentes e indígenas uma maior conscientização sobre a própria identidade em vista da superação de todos os obstáculos que impedem uma plena e sadia auto-estima.

O GRENI é um espaço de encontro e animação, fazendo com que, de fato, a Vida Religiosa seja lugar da convivência sem preconceitos nem discriminações, possibilitando um conhecimento mútuo, o respeito, a valorização e o acolhimento às diferenças que cada vez mais enriquecem as nossas comunidades.

É, portanto, um espaço necessário para dar oportunidade do conhecimento de si, valorizando a própria origem, e colaborando para uma vida comunitária pluralmente sadia nas diversas etnias. Assim, o GRENI é um espaço de construção de fraternidade e de sororidade mais amplas, e como não podia deixar de ser... é um lugar de resistência!

Olhando a realidade do GRENI e sua trajetória de espaço construído, nos damos conta de que às vezes é preciso “calar” e no sussurro encontrar a vida que está surgindo, e cantar:

“Ei Greni, cavaleiro do luar...”
A luta pela liberdade continua sendo tua vida...
Por isso leva teu povo para a terra prometida!
Ei Greni, ensina teu mandamento, oração de resistir,
Ei Greni, vou te seguir pela ternura da esperança, também sou do povo de Zumbi!

Nenhum comentário: