O QUE SERIA DE MIM SEM MINHAS AMIZADES...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O QUE SIGNIFICA CONHECIMENTO INATO?



Conhecimento inato: Inato, viria a ser o que nasce conosco. Que nos acompanha desde o nascimento. Que não teve interferência alguma da exterioridade. Conhecimento inato, portanto, é o conhecimento que já nasce conosco, intrínseco.
O conhecimento inato, segundo Platão, provem de outras vidas que nossas almas viveram. Despertando assim, tudo aquilo que já sabíamos. Apenas descobrindo o que já sabemos.
Não acreditando neste ponto da teoria de Platão sobre o conhecimento inato, e descordando profundamente por não acreditar em metempsicose (teoria que aceita a passagem da alma de um corpo para o outro), exponho meu ponto de vista. Platão provou sua teoria do conhecimento inato, em um de seus livros. Onde, ele dialoga com um camponês ignorante, e com uma série de perguntas, fazendo-o raciocinar, faz com que o mesmo resolva problemas de geometria, que para um camponês ignorante, seria difícil. Com isso, Platão consegue, por assim dizer, provar sua teoria do conhecimento inato.Algumas religiões espiritualistas se valem da teoria do conhecimento inato de Platão, para explicar e embasar suas crenças na metempsicose. Mas, olhando de um ponto de vista cético, o conhecimento inato seria algo improvável e impossível. Considere que a metempsicose seja uma balela. Então, cada alma, é única, pertence a um único ser e jamais terá outra chance de vida. Como, então, explicar que o ser humano tem um conhecimento na alma? Partindo então, para um ponto de vista Cristão, sabemos que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Criando Deus o homem a sua imagem e semelhança, deu-lhe suas características. Sendo Deus, um ser supremo, onipotente, onipresente e onisciente, deu ao homem, a sabedoria. Onde, ele apenas precisa descobrir que já sabe através do aprendizado. Provando assim, dum ponto de vista Cristão, a teoria do conhecimento inato de Platão. Saindo do ponto de vista Cristão, e abordando a questão no ponto de vista humano realístico, podemos ainda, conseguir afirmar a teoria do conhecimento inato. Pense um pouco. Como teria o homem descoberto a matemática? A escrita? A civilização? Do nada? Sem alguma explicação? O surgimento de tais fatos podem ser facilmente explicados pela teoria do conhecimento inato. Chego então à conclusão que: Conhecimento não é nada a mais do que aprender o que já se sabe. Ensinar, é mostrar às pessoas que elas sabem tanto quanto nós, só precisam enxergar e entender isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito dessa parte. Me ajudou num dever. Parabens